quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Sucesso comercial. Um milhão? Coisa de criança.

1.120.123 cópias vendidas na primeira semana do Natal. Algo realmente enlouquecedor para uma banda infantil.

Logo acima o anúncio de agradecimento aos primeiros "milhões" do segundo disco. Bem, em questões de vendas, acho que esse número extraordinário comprova o que o Balão era. Uma coisa enorma estava começando.










Capa do segundo disco. Mais uma vez não consegui usar a minha.


Com o sucesso do 1º LP (que bateu 800 mil cópias vendidas, chegou a hora de transformar o "Disco infantil" Balão Mágico em um grupo infantil de verdade. Bem, foi isso que fizeram. Sem participações especiais que dominam a música inteira, o segundo LP foi gravado e contou com a presença de Djavan e Baby Consuelo, e um "pouquinho" a mais. Com a entrada do Balão em seu próprio programa na Globo, a própria emissora produziu os videoclipes e o comercial de divulgação do disco, montando uma espécie de "mundo" do balão, com as temáticas parecidas nas músicas. Por exemplo, o Seu Felipe, personagem da trupe, aparece em 2 músicas. Tonico é um personagem que acabou ganhando muita fama.

Bem, as músicas gravadas de maior sucesso foram: Superfantástico (adaptação de uma música do exterior, transformada no hino do Balão), Ursinho Pimpão (arrisco dizer uma das músicas mais tristes e emocionantes de todos os tempos. Por motivos pessoais tem um valor sentimental pra minha família), Você e Eu e Juntos. Temos aqui a continuidade do dueto romântico formado por Simony e Tob no primeiro disco (P.R Você), desta vez mais "colegial". Músicas mais voltadas para a comédia também.

Enfim, um belo disco. Mereceu o número elevado de cópias vendidas. Com o sucesso deste LP, o próximo marcaria para sempre o Balão.

Mais tarde posto tudo sobre este disco, na sua própria sessão.
Bom, este disco foi um disco especial para o Balão: O início de tudo. Simony aparecera no programa do Raul Gil cantando, fazendo o maior sucesso. Vímerson Cavanilas fora convidado para fazer parte do grupo pois se destacava cantando em shows e fazendo comerciais para TV. Com participações especiais como Jane Duboc, o disco foi gravado. Antes de lançá-lo, porém, Ronald Biggs, famoso por assaltar o Trem Pagador, foi sequestrado e levado para o Caribe. Seu filho, Mike, apareceu na televisão chorando, pedindo pelo pai. Bem, os governantes devolveram-no e o final feliz fez com que Tomas Muñoz, o criador do Balão, chamasse Mike para gravar uma faixa com o Balão, substituindo uma já gravada (tenho minhas suspeitas de que seria a música Não Fique Tão Sério, lançada em compacto). O LP vinha com as letras atrás, pois dentro havia uma máscara de palhaço para montar de brinde.

O disco foi lançado, e ora, foi um sucesso. A Galinha Magricela, Meu Trolinho, O Baile dos Passarinhos e PR Você são apenas um dos sucessos do LP, que vendeu em torno de 800 mil cópias na primeira tiragem.


Foto do Disco:







Infelizmente, não consegui postar uma imagem do meu disco, mas postei o básico.

DADOS TÉCNICOS:

Produzido por: ROBERTO COSTA E MAURO MOTTA
Adaptção de Letras e Assessoria de Repertório: EDGARD BARBOSA POÇAS
Assistentes de Estúdio: ROBERTO, MAURO E ENOCK (TRANSAMÉRICA)
Ass. da Produção Artística: MARICLEUSA DANTAS BENELLI
Arranjos: LINCOLN OLIVETTI
Regências: LINCOLN OLIVETTI
Técnicos de Gravação: LUIZ PAULO, FELIPE NESTOR VIRTIRITI, CELIO MARTINS (SIGLA), RAFAEL AZULAY (TRANSAMÉRICA)
Mixagem: LUIZ PAULO E EDÚ (SIGLA)
Montagem: MANOEL MAGALHÃES
Gravado nos Estúdios: SIGLA E TRANSAMÉRICA (24 CANAIS)
Fotos: ISABEL GARCIA
Arte Final: GUTA
Capa: NOGUCCI

Agradecimentos ao coro infantil: BERNARDO, CLARA, GABRIELA, IRENE, JOÃO, MARIA, MARIANA, MARCELO, PEDRO E TIAGO
Coro: JANE DUBOC, EDGARDO, CINARA, CIVA, CYBELE, CLAUDIA TELLES, PRENTICE
Efeitos de Vozes: JANUZZI E EDGARDO
Músicas Participantes:
LINCOLN OLIVETT: Teclados
ROBSON JORGE: Guitarra, Teclados
NILO PINTA: Guitarra, Violão Folk
PICOLÉ: Bateria
JAMIL JOANES: Baixo
OHANA: Ritmo
ARIOVALDO: Ritmo


Meu exemplar: Bom estado, com alguns riscos, capa muto esfolada e com manchas, comprei no impulso... Sem encarte.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

INAUGURAÇÃO

Olá, amigos! Este blog é dedicado a muita gente que busca sua infância, ou as crianças de hoje. E à uma banda especial: A Turma do Balão Mágico, um eterno grupo dos anos 80 composto por Simony, Tob, Mike, Jairzinho e Ricardinho, contando ainda com várias participações, como Fofão e Castrinho. Ainda tinha a eterna garota do furinho no queixo, Luciana.

Abraços, que vocês aproveitem o máximo esse blog!